domingo, 22 de novembro de 2020

Pontuações e outros assuntos da escrita

A minha professora diz que eu escrevo mal ponto Que não uso bem a vírgula vírgula ou o ponto final ponto Que se usa a vírgula quando queremos fazer uma pequena pausa no discurso vírgula ou ao fazer uma lista vírgula uma enumeração vírgula como diz a minha professora vírgula ou se introduzimos um ligeiro acrescentamento no que escrevemos vírgula por exemplo na minha opinião vírgula a meu ver vírgula ou ao escrevermos o narrador vírgula nos dois primeiros parágrafos vírgula etcétera e tal vírgula nas duas primeiras estrofes vírgula o sujeito poético vírgula e por aí fora vírgula ou ainda a separar orações sindéticas vírgula como chama a minha professora àquelas partes complicadas das frases que nada têm que ver com rezas vírgula mas que deixam muita gente a rezar para que não lhes apareçam pela frente ponto E se fazemos ponto é porque queremos mudar de assunto ou alterar a estrutura da frase ponto Também se deve usar pontos em pausas mais longas e vírgula se queremos tornar o nosso texto mais claro vírgula permitindo que o que escrevemos tenha uma melhor leitura vírgula ficando também mais simples e agradável vírgula e vírgula se passamos a mencionar algo um pouco diferente vírgula usamos então um ponto parágrafo ponto parágrafo

Do ponto e vírgula nem se fala vírgula que implica mudar um pouco o que se estava a querer dizer vírgula sem mudar na totalidade ponto e vírgula diz ainda que tenho problema em usar as reticências vírgula enfim reticências Para além de que tenho tendência a abusar dos pontos de exclamação vírgula que não devem ser usados aos dois ou três de cada vez vírgula porque um chega ponto de exclamação Referiu ainda que se deve utilizar o ponto de interrogação quanto se faz uma pergunta vírgula ou quando queremos fazer uma pergunta que não tem de ter obrigatoriamente uma resposta vírgula será que eu saberia que a isso se chamava uma pergunta de retórica ponto de interrogação parágrafo

A somar a isto tudo ainda vêm os problemas com os dois pontos vírgula que podemos utilizar quando dois pontos colocamos uma personagem a dizer algo vírgula ou seja vírgula quando vamos passar a usar o discurso direto vírgula quando passamos a fazer a tal enumeração que referi ali acima vírgula no primeiro parágrafo deste texto vírgula por exemplo numa lista da qualquer coisa vírgula ou de pessoas vírgula de uma qualquer realidade vírgula ou de um conjunto de qualidades ou assuntos ponto parágrafo 

Do uso do travessão nem se fala vírgula que serve para indicar o início de discurso direto vírgula que é quando uma personagem fala vírgula ou quando queremos introduzir uma pequena explicação a meio do discurso travessão como é o caso deste exemplo travessão vírgula em que também podem ser usados os parênteses vírgula que são sinais auxiliares da escrita vírgula se bem que estes têm uma utilização mais abrangente vírgula para citar textos ou dar exemplos de algo abrir parênteses este é um desses casos em que se introduz um exemplo entre parênteses fechar parênteses vírgula podendo ainda servir para fazer um comentário irónico ou dar uma informação extra ponto parágrafo

Depois disto tudo ainda vêm os sinais gráficos auxiliares da escrita ponto Mas que maçada ponto de exclamação Ele é o hífen vírgula que é mais curto do que o travessão vírgula usado para separar as sílabas das palavras quando deixa de haver espaço no final de uma linha e temos que passar para a linha seguinte se a palavra não cabe toda na linha de cima travessão a que se dá o nome de translineação travessão vírgula ou no caso das palavras compostas ou das formas verbais pronominais abrir parênteses que é como a minha professora chama aos verbos conjugados com pronomes fechar parênteses que aparecem associadas a pronomes vírgula por exemplo hífen me vírgula hífen te vírgula hífen se vírgula hífen nos vírgula hífen vos vírgula hífen o ou hífen a vírgula hífen lhe vírgula em calo hífen me vírgula vamo hífen nos embora vírgula vejo hífen a ou emprestei hífen lhe o meu livro ponto Ah ponto de exclamação vírgula e ficou por dizer que não devemos colocar hífen no princípio de uma linha quando separamos uma palavra vírgula a não ser que ela seja separada exatamente pelo hífen vírgula como é o caso de diz hífen se vírgula que pode levar um hífen em diz no final da linha e outro no princípio de hífen se se essa parte da palavra passar para a linha de baixo ponto Complicado vírgula não é ponto de interrogação parágrafo

Ficam ainda a faltar as aspas vírgula que podem ser elevadas ou em linha vírgula que há quem diga aspas altas e aspas baixas vírgula o asterisco vírgula a barra oblíqua abrir parênteses ou apenas barra fechar parênteses vírgula os parênteses retos vírgula que há quem lhes chame colchetes vírgula e ainda a chaveta ponto Livra ponto de exclamação parágrafo

Não quero nem falar dos sinais de acentuação vírgula a que a minha professora diz que devo ser alérgico ponto parágrafo

E se fôssemos falar aqui da maneira como escrevo vírgula isto ia dar um tratado vírgula que é o nome que se dá abrir parênteses ou dava fechar parênteses aos textos longos vírgula longos vírgula mesmo muito longos sobre um assunto qualquer vírgula embora também se use o termo abrir parênteses como diria a minha professora vírgula que eu cá dizia palavra e pronto fechar parênteses para referir alguém assim um bocado para o complicadinho vírgula que é o que a minha professora diz que eu sou vírgula e agora vou usar um ponto final vírgula que é o que se escreve mesmo no fim ponto final

 João Rezendes Costa, novembro 2020





Sem comentários: