sexta-feira, 8 de novembro de 2019

Aniversário _ Centenário

Sophia de Mello Breyner Andresen nasceu a 6 de novembro de 1919, no Porto, onde passou a infância. 
Centenário do seu nascimento 1919-2019
O centésimo aniversário do nascimento de Sophia de Mello Breyner Andresen foi celebrado esta quarta-feira em todo o país com iniciativas diversas que passaram por concertos, declamação de textos da autora, exposições e espetáculos teatrais.
Em Lisboa, o Teatro Nacional de São Carlos foi palco de uma récita, em versão de concerto, da ópera "Orfeo e Euridice", de Christoph W. Gluck, que contou com a presença da ministra da Cultura, Graça Fonseca, e do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Foi uma das mais importantes poetisas portuguesas do século XX. Foi a primeira mulher portuguesa a receber o mais importante galardão literário da língua portuguesa, o Prémio Camões, em 1999.
Tem origem dinamarquesa pelo lado paterno.
Criada na velha aristocracia portuguesa, educada nos valores tradicionais da moral cristã, foi dirigente de movimentos universitários católicos quando frequentava Filologia Clássica na Universidade de Lisboa (1936-39) que nunca chegou a concluir.Veio a tornar-se uma das figuras mais representativas de uma atitude política liberal, apoiando o movimento monárquico e denunciando o regime salazarista e os seus seguidores.
Sophia de Mello Breyner Andresen faleceu, aos 84 anos, no dia 2 de Julho de 2004 no Hospital da Cruz Vermelha. Distinguiu-se também como contista e foi autora de livros infantis. 
Tem dezenas de livros publicados.








Sem comentários: