Samarago é o autor de diversos romances, contos, peças e teatro e poemas, para além de nos ter deixado diversos apontamentos nos seus volumes de diários e memórias, tendo recebido o prémio Nobel da Literatura em 1998 pelo conjunto da sua obra até então publicada, e sendo o único escritor português a ter recebido esta distinção.
Entre os seus romances mais conhecidos estará o Memorial do Convento, em que o autor aborda a época do rei D. João V e a construção do palácio/convento de Mafra e que é normalmente estudado na disciplina de Português no 12º ano.Mas entre as suas orbras de relevância podemos encontrar muitos outros romances, como As intermitências da morte, Ensaio sobre a cegueira, O evangelho segundo Jesus Cristo, romance que desencadeou grande polémica na altura da sua publicação, em 1991, ou ainda Levantado do chão, A caverna, O homem duplicado, O ano da morte de Ricardo Reis, A viagem do elefante, entre muitos outros.
Para os mais novos deixou-nos, entre outros, o conto A maior flor do mundo, publicado em 2001 e que será hoje lido pelos alunos de muitas escolas do todo o país.
Sem comentários:
Enviar um comentário