quinta-feira, 8 de março de 2018

Dia Internacional da Mulher

No dia 8 de março celebra-se, em todo o mundo, o Dia Internacional da Mulher, chamando-se a atenção para a igualdade de direitos e de salário, para o reconhecimento do papel da Mulher na sociedade e para a distribuição igualitária das tarefas domésticas.


Em todos estes aspetos, mesmo em grande parte das sociedades ocidentais, há muito caminho a percorrer.


E vale a pena lembrarmo-nos disso.

Mas porque se celebra neste dia?

Neste mesmo dia 8 de março, em 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve, ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas.

Estas operárias que, nas suas 16 horas, recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica onde, entretanto, se declarara um incêndio, e cerca de 130 mulheres morreram queimadas.

Em 1910, numa conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres, comemorar o 8 de Março como “Dia Internacional da Mulher”.

De então para cá o movimento a favor da emancipação da mulher tem tomado forma, tanto em Portugal como no resto do mundo.

Referência bibliográfica: http://www.eidh.eu/magazine/8-de-marco-dia-internacional-da-mulher-2/ (visitado em 08.03.2018)

Sem comentários: