segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Novos DVD

Offside

Página Internet
Comédia, Irão, 2006, 93 min., M12

Realização:  Jafar Panahi

Intérpretes:  Ayda Sadeqi,  Golnaz Farmani,  Shayesteh Irani, [et al.]

Quem é aquele rapaz estranho que se senta, sossegado, no canto de um autocarro cheio de adeptos aos gritos a caminho do jogo de futebol? Na realidade, o rapaz tímido é uma rapariga disfarçada. Não está sozinha: no Irão, as mulheres também adoram futebol. Antes do jogo começar, é detida à entrada e colocada no interior de uma cerca mesmo ao lado do estádio juntamente com um bando de outras mulheres todas vestidas como homens. Serão todas entregues à polícia de costumes depois do jogo.


Drama, França, 2010, 112 min, M. 12 anos

Realização:  Julian Schnabel

Interpretes: Freida Pinto,  Hiam Abbass,  Omar Metwally, Yasmine El massri, [et al.]

Jerusalém, 1948. A caminho do trabalho, Hind Husseini depara-se com 55 crianças órfãs na rua. Ela leva-as para casa, para lhes dar comida e abrigo. Passados 6 meses, as 55 crianças passaram a ser quase 2000, e assim nasce o Instituto Dar Al-Tifel.
Com 7 anos, Miral foi enviada para o instituto pelo seu pai após a morte da sua mãe. Educada na segurança deste instituto, ela é ingénua face aos problemas que a rodeiam. Agora já com 17 anos, é destacada para dar aulas num campo de refugiados onde desperta para a realidade da luta de seu povo. Quando Miral se apaixona pelo activista político Hani, percebe que está dividida entre a luta pelo futuro do seu povo e a crença de Mama Hind, de que a educação é o caminho para a paz.

A Vida, Acima de tudo

Página Internet

Drama, África do Sul, 2010, 100m, M. 12 anos
Realização:  Oliver Schmitz

Interpretação:  Harriet Manamela,  Keaobaka Makanyane,  Khomotso Manyaka

Numa pequena comunidade da África do Sul, mãe e filha têm de se entreajudar para travarem uma luta contra os preconceitos que abundam na comunidade. A Vida, Acima de Tudo centra-se sobretudo na problemática da sida, um mal maior em todo o mundo, mas ainda pior no continente africano onde as populações são mais complicadas de educar e têm mais dificuldade em vencer fantasmas culturais/ religiosos. Aqui o vírus é encarado como uma espécie de maldição. Seja por ingenuidade ou crença popular, as personagens acreditam que contamina uma família, que lhes cai como uma praga, afectando todo o lar, incluindo a população em redor. Schmitz trata essa marginalização através dos olhos de uma rapariga, que tem de tomar conta da mãe (infectada) e dos irmãos enquanto tenta dominar os preconceitos dos vizinhos e da restante família que, a desejo deles, colocariam a senhora num monte isolado para morrer bem longe.

Mistérios de Lisboa

Página Internet

Drama, Portugal, 2010, M12

Realização:  Raúl Ruiz

Interpretação:  Adriano Luz,  Albano Jerónimo,  Catarina Wallenstein,  Grégoire Leprince-Ringuet,  Léa Seydoux,  Louis Garrel,  Maria João Bastos,  Melvil Poupaud,  Ricardo Pereira,  Rui Morisson, São José Correia, [et al.]

Uma condessa roída pelo ciúme e sedenta de vingança: um aristocrata libertino que se torna padre justiceiro transformando-o ora em cigano, ora em poeta romântico; um pirata sanguinário tornado próspero homem de negócios; uma vendedora de bacalhau que mata o amante e vende os encantos da própria filha, antes de se tornar santa, atravessam a história do séc. XIX e a procura de identidade do nosso personagem. Uma história repleta de paixões, duelos, perigos mortais e negócios tenebrosos numa atribulada viagem por Portugal, França, Itália e Brasil.





Portugal, 2008-2009
Série dramática
Realização: André Cerqueira, José Manuel Fernandes e Artur Ribeiro
Interpretação: Filipe Duarte, Maria João Bastos, Marco d’Almeida, José Wallenstein, Nicolau Breyner, [et al.]

Equador  é uma série televisiva portuguesa de ficção histórica, de drama e romance, produzida pelo canal TVI, baseada no romance Equador, de Miguel Sousa Tavares.~
Esta série conta a história de um homem, Luís Bernardo, que é nomeado para o cargo de Governador-Geral de São Tomé e Príncipe. Luís Bernardo é um jovem empresário lisboeta, no início do século XX. Dotado de visão estratégica, facilmente se apercebe que as potências estrangeiras tentam, sob a capa de um “humanismo hipócrita”, eliminar a concorrência dos produtores portugueses de cacau, alegando o uso ilegal do trabalho escravo e incentivando o boicote à compra do cacau de São Tomé.

Fontes para os dados:
http://timeout.sapo.pt/
Equador

Página Internet

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Fevereiro será o mês de Charles Dickens

No próximo mês de Fevereiro celebramos os 200 anos do nascimento do escritor inglês Charles Dickens.

Iremos realizar uma exposição dedicada ao autor, e daremos destaque a algumas das suas obras, bem como aos filmes e séries televisivas baseados nas suas obras.

Algumas novidades... sobre futebol

Futebol total
Nuno Magalhães Guedes

JP e os amigos são desafiados para um jogo contra um adversário misterioso. Mensagens anónimas para o telemóvel do detective Tiago e a intervenção da Polícia vêm complicar a situação.









Futebol radical
Nuno Magalhães Guedes
Um torneio de futebol muito estranho é o palco para um dos maiores desafios na vida do Clube. Mike, Esqueleto Ambulante, Ice Tea e Careca são alguns dos adversários a vencer.










Uma jogada com cabeça
Nuno Magalhães Guedes
O Zé convence-se de que é muito bom a dar toques de cabeça, mas falha redondamente, para gozo de todos os colegas. Apesar disso, decide apostar que durante as festas da escola será capaz de dar 100 toques seguidos de cabeça sem deixar cair a bola.









Um golo de ouro
Nuno Magalhães Guedes
O Canário é o grande herói do jogo em que o Megamax Futebol Clube enfrenta os Maiorais. Mas, passado pouco tempo, o jornal da escola desafia as duas equipas rivais a disputar uma valiosa taça. E tudo será decidido no último segundo com um golo de ouro.