quarta-feira, 11 de abril de 2018

FELIZ ANIVERSÁRIO



Na Biblioteca da Escola 2,3 General Humberto Delgado comemora-se o aniversário de um escritor ou personalidade de renome que se destacou na sociedade.
No placard é colocado um pequeno cartaz sobre a vida e obra do escritor. Os alunos e restante comunidade são convidados a participar na comemoração, escrevendo uma pequena frase de homenagem.
Até ao momento foram comemorados doze aniversários de escritores, dos quais destacamos José Cardoso Pires, Sophia de Mello Breyner Andresen, Cathy Hopkins e Ana Oom.


  
José Cardoso Pires


José Augusto Neves Cardoso Pires nasceu no dia 2 de Outubro de 1925. A nossa Escola Secundária tem o seu nome. É considerado um dos maiores escritores portugueses do século XX. Não se identifica com nenhum grupo, nem se fixa em nenhum género literário, mas é considerado sobretudo um romancista. Recordam-se algumas obras: O Delfim e Balada da Praia dos Cães.






Sophia de Mello Breyner Andresen

Sophia de Mello Breyner Andresen nasceu a 6 de novembro de 1919. Foi uma das mais importantes poetisas portuguesas do século XX. Foi a primeira mulher portuguesa a receber o mais importante galardão literário da língua portuguesa, o Prémio Camões, em 1999. Distinguiu-se também como contista e foi autora de livros infantis. Tem dezenas de livros publicados, dos quais destacamos A menina do Mar, A Floresta,  A Árvore, Saga e Histórias da Terra e do Mar, pois são as mais lidas pelos alunos.




Cathy Hopkins

Cathy Hopkins é uma escritora britânica. Nasceu a 23 de janeiro 1953.

Começou a escrever em 1984, é autora de diversos livros de ficção juvenil, muito apreciados pelos alunos.

Tem mais de 53 livros publicados. A sua obra encontra-se traduzida em 33 línguas.

 




Ana Oom

A escritora Ana Oom nasceu no dia 19 de Fevereiro.

É autora de livros infantis e trabalha há muitos anos na editora “Zero a Oito”.

É nossa professora de Português e Francês do ensino básico, na Escola General Humberto Delgado.

Na sua obra, procura despertar nas crianças o gosto pela leitura, estimulando a sua imaginação, criatividade e a sua capacidade de concentração, indo ao encontro das experiências e das expetativas dos nossos pequenos leitores.

Tem uma vasta obra para crianças sobre os temas dos reis portugueses, lendas e provérbios.



Sem comentários: