quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Novo livro na BECRE da ESJCP: «Constança»

Eis um livro que deu entrada na biblioteca da Escola Secundária José Cardoso Pires, oferecido pelo professor bibliotecário, que nos conta a história da princesa Constança, que casou com o príncipe D. Pedro, mais tarde D. Pedro I, e que trouxe de Castela para Portugal, como aia, Inês de Castro, por quem o príncipe se viria a apaixonar, trazendo a D. Constança muita infelicidade.
Abaixo encontra o resumo apresentado pela editora.
 

Uma história sobre esperança e traição. A outra verdade sobre o romance de Pedro e Inês. 1336.
A Península Ibérica está a ferro e fogo. A bela Constança, rainha de Castela, é repudiada pelo marido, Afonso XI, e o desejo de vingança do pai da jovem soberana leva-o a celebrar uma aliança com o rei de Portugal: a filha casará com o herdeiro do trono português, o infante D. Pedro.
Constança, inteligente, devota e sofredora, anseia há muito por um destino ao lado do príncipe. Não imagina, porém, que, na sua vida recheada de infortúnios, a maior tragédia está ainda por acontecer, nem que a traição irá partir daqueles que mais ama e em quem mais confia: Pedro, o seu impetuoso marido, e Inês, a sua aia, amiga e confidente.
Baseado numa investigação rigorosa e retratando de forma sublime uma época de grandes convulsões políticas, Constança é um romance de leitura compulsiva que nos dá a conhecer a protagonista involuntária, e esquecida pela memória coletiva, do grande mito romântico da História de Portugal.

Sem comentários: