segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

CHARLES DICKENS 200 ANOS DO SEU NASCIMENTO

CHARLES DICKENS Nasceu a 7 de fevereiro de 1812 Faleceu a 9 de junho de 1870 Charles Dickens foi um escritor inglês, acabando por tornar-se uma das personalidades mais famosas do seu tempo.


Viveu uma infância difícil, trabalhando em Londres, ainda em criança, em alguns dos mais duros trabalhos que havia na época, em condições muito difíceis, com pouca higiene e muitos maus tratos.


Foi o que lhe deu a experiência para escrever muitas das suas histórias, em que mostrou como eram as condições de vida das crianças, sobretudo órfãs, que eram exploradas por criminosos ou indivíduos sem escrúpulos.


Muitos dos livros que escreveu ainda hoje são lidos por milhões de pessoas, tendo mesmo dado origem a filmes, peças de teatro ou séries de televisão.~


Talvez o mais conhecido de todos seja «A Christmas Carol», que em português se veio a chamar «Cântico de Natal» ou «O Natal do avarento», e que conta a história de Ebenezer Scrooge, um velho avarento que vai ser visitado por quatro fantasmas na noite de Natal.


Algumas das obras que escreveu:


David Copperfield


David Copperfield está para nascer, seis meses após a morte de seu pai. Clara, a mãe, é muito jovem, quase uma criança, e só tem a ajuda da fiel empregada, a sra. Peggotty.


Betsey Trotwood, uma tia distante que nunca tinha visto Clara pessoalmente, aparece pouco antes do parto. É uma mulher excêntrica, temperamental e faz questão de que nasça uma menina. Quando nasce o rapaz, David, ela fica furiosa e parte dali, jurando nunca mais voltar.


O pequeno David é criado pela jovem Clara e por Peggotty, e vive feliz durante os  seus primeiros nove anos. Nesta época, Clara começa a ser cortejada pelo falso e interesseiro sr. Murdstone. David odeia o namorado da mãe, mas não pode evitar que ela se envolva. Sabendo que David não suporta Murdstone, Clara envia o filho numa pequena viagem,  com a empregada Peggotty. Eles vão até Yarmouth, onde o irmão de Peggotty, Daniel, mora num barco-casa. Ali, junto de pessoas simples, David passa um período alegre.


Quando David volta para casa, encontra Clara casada com o tenebroso Murdstone. Para completar, a irmã mais velha do padrasto, a Sra. Jane Murdstone, também foi morar lá para casa. É uma mulher insensível e rigorosa.


Os Murdstone depressa transformam aquele lar, outrora feliz, num local sombrio e triste.


A frágil Clara acaba por se submeter aos dois vilões e David é mandado para um colégio interno muito rigoroso.


Depois…


Para saberes como é que a história continua, lê o livro!



Oliver Twist


Oliver Twist nasce órfão na Inglaterra do século XIX e vai enfrentar as mais difíceis e duras provas que a vida lhe reservou, sem nunca perder a coragem nem a pureza do seu coração. Mal alimentado, explorado desde criança, o pobre rapaz suporta tudo com paciência. Mas recusa um dia os tratamentos injustos que sofre e foge para Londres.


Esgotado, esfomeado, é recolhido por uma bando de jovens ladrões. Descobre então um outro mundo, igualmente cruel, onde o engano e a força são as melhores armas.


Mas…


Para saberes como é que a história continua, lê o livro!



Grandes esperanças
(Great Expectations)


Esta é a história de Philip Pirrip, ou simplesmente Pip, desde os seis anos de idade, que foi quando cometeu o seu primeiro crime: ajudar um fugitivo da prisão a escapar dos guardas nas charnecas. Pip é órfão e vive na casa da irmã mais velha, casada com o ferreiro da aldeia. São pobres, mas não miseráveis, contudo o que preocupa Pip e o seu cunhado e único amigo, Joe Gargery, é a maneira como são tratados pela Sra. Joe, que inferniza a vida de todos os que a rodeiam.


Por intermédio de um tio, Pip consegue arranjar um emprego na mansão na Srta. Havisham como rapaz de companhia. É lá que conhece Estella, a filha adotiva da Srta. Havisham, por quem se apaixona de imediato, e ainda o advogado Mr. Jaggers, Herbert Pocket e outros parentes da velha senhora. Mal ele entra na juventude, ela acaba por dispensá-lo


 Mas, depois de Pip deixar os serviços da Sra. Havisham, Mr. Jaggers informa-o de que um benfeitor anónimo iria pagar a sua educação em Londres, para que se tornasse num cavalheiro. Este benfeitor deixará toda a sua fortuna a Pip, que passa a contar então com grandes esperanças ou expectativas.


Já mais velho, volta a encontrar-se com Estella…


Para saberes como é que a história continua, lê o livro!



Um conto de duas cidades
(A Tale of Two Cities)


"Um Conto de Duas Cidades" conta-nos a história dos Manette, uma família nobre francesa, que, como muitas outras, se exilou na Inglaterra antes da Revolução Francesa. Os acontecimentos desenrolam-se ao mesmo tempo em Londres e Paris, contando a vida dessa família e as peripécias da Revolução e os seus antecedentes, incluindo o sentimento de vingança que se apossou da população pobre da França.


O chefe da família, o Doutor Manette, esteve prisioneiro na fortaleza da Bastilha durante 15 anos, durante o reinado do rei Luís XVI, e isso trouxe sérias consequências para a sua sanidade mental. Quando finalmente conseguem tirá-lo da prisão, levam-no para Inglaterra, onde fica a morar com a filha.


Perante a situação da França durante a Revolução e a prisão de um leal funcionário, Charles, o marido da filha do Doutor Manette, vê-se obrigado a ir a França para resgatar esse amigo, mas também ele é preso e fica a aguardar um processo por traição à pátria (por viver fora do país), o que o pode levar à guilhotina.


Toda a família Manette, juntamente com os seus criados e amigos íntimos, é forçada a ir a França para salvar Charles e acaba por ver-se envolvida nos horrores que tiveram lugar durante a Revolução.


No entanto a desgraça irá acontecer…


Para saberes como é que a história continua, lê o livro!



O cântico de Natal
ou
Um conto de Natal
ou
O Natal do avarento
(título original: «A Christmas Carol»)


 Ebenezer Scrooge é um homem avarento, que não gosta do Natal. Trabalha num escritório em Londres com Bob Cratchit, um pobre mas feliz empregado, pai de quatro filhos, que possui um carinho especial pelo frágil Pequeno Tim, que tem problemas de saúde nas pernas.


Numa véspera de Natal, Scrooge recebe a visita do seu ex-sócio Jacob Marley, morto há sete anos naquele mesmo dia. Marley diz que o seu espírito não pode ter paz, já que não foi bom nem generoso em vida, mas que Scrooge ainda tem uma hipótese, e por isso iria ser visitado por três espíritos.


O primeiro espírito chega, e que é o Espírito dos Natais Passados. Este leva Scrooge de regresso no tempo e mostra a sua adolescência e o início da sua vida adulta, quando Scrooge ainda adorava o Natal. Triste com as lembranças, Scrooge enfia o chapéu na cabeça do espírito, e este desaparece, deixando Scrooge de regresso ao seu quarto.


O segundo espírito, o do Natal Presente, irá mostrar a Scrooge as celebrações do presente, incluindo as festas humildes dos Cratchit, onde ele vê que, apesar de pobre, a família de seu empregado é muito feliz e unida.


O terceiro espírito mostrar-lhe-á o futuro…~


Para saberes como é que a história continua, lê o livro!



A loja de antiguidades
(título original: «The Old Curiosity Shop»)


Esta é a história emotiva da pequena Nell e do seu avô, que possui uma pequena loja de velharias em Londres e que é, infelizmente para a rapariga, viciado no jogo. Tendo como pano de fundo a Londres fria e brutal de meados do século XIX, a rapariga e o avô abandonam o lar para escapar às dívidas do avô.


 Acabam a percorrer o interior da Inglaterra como mendigos, sendo de vez em quando ajudados por algumas pessoas. Contudo, são perseguidos incansavelmente por um agiota de mau caráter, e relacionam-se com pessoas irresponsáveis e artistas fracassados.


Vivem numa enorme pobreza, embora ocasionalmente encontrem bondade, generosidade, amor e lealdade.


Quando o pai de Nell regressa ao fim de alguns anos para encontrar a filha há muito perdida, já não a encontra em Londres, e…


Para saberes como é que a história continua, lê o livro!



A pequena Dorrit
(título original: «Little Dorrit»)


Amy Dorrit nasce na prisão Marshalsea, na Inglaterra de meados do século XIX.
 O pai, William Dorrit, fora preso por ser incapaz de pagar as suas dívidas. Pouco depois, a mãe morre.
Amy cresce para ser uma jovem sem qualquer conhecimento do mundo fora dos muros da prisão. Ela não é bonita como a irmã mais velha, Fanny, e, com 22 anos, parece uma criança de dez anos. Mas ela é a única de quem toda a família depende. Ela cuida do pai, que perdeu a sua dignidade, e trata de arranjar um trabalho para o seu preguiçoso irmão mais velho, Edward.
Tanto ela como Fanny ganham a vida trabalhando como costureiras na cidade e Amy começa a trabalhar para uma velha senhora e conhece o seu filho, Arthur Clennam. Arthur é calmo, um homem sempre sério e pensativo, com uma infância amarga que o fez triste, mas não amargo ou cínico.
Ele é extremamente sensível, e descobre que a sua mãe é de algum modo responsável pela situação de Amy. Enquanto isso, Amy começa a sentir-se atraída por este homem calmo, sensível e pensativo.

Mas os acontecimentos vão mudar tudo.

Para saberes como é que a história continua, lê o livro!





1 comentário:

Anónimo disse...

Só conheço o filme dos fantasmas do sroge, mas vou tentar ler um destes.
Andreia